quarta-feira, 22 de junho de 2011

- O medo na nossa vida '

Hoje tenho medo. Medo de me entregar, de sofrer, de me enganar, de fazer a escolha errada. Parece que as coisas são feitas para confundir a nossa cabeça. Às vezes parece que tudo esta no seu devido lugar, ai vem um problema, ou uma "coisinha mínima", e acaba com tudo, colocando em nossa mente uma certa dúvida. São nesses momentos que descobrimos o que ao certo queremos. São nesses momentos que sentimos o medo. MEDO, palavra pequena mais com um significado imenso, capaz de destruir vidas, de impedir sonhos e de acabar com a felicidade. Muitos deixam os sonhos, a felicidade, a vida de lado por sentir o medo. Medo de tentar, de arriscar, de seguir em frente, de sofrer. O que acontece com muita gente, por exemplo, no relacionamento. Quando sofremos em um relacionamento, sempre criamos uma "barreira" e achamos que sofreremos também no próximo. Mais esquecemos que são pessoas diferentes, pensamentos diferentes, sentimentos diferentes e com propósitos diferentes. Não é porque aconteceu uma vez que irá acontecer de novo. Não podemos criar essa "barreira" em nosso pensamento e deixá-la impedir que a felicidade chegue até a nós. Nós somos responsáveis pela nossa felicidade. Existem certos momentos na vida que nos tornamos pessoas fortalecidas, com esperança, sonhos e felicidade. Isso seria perder o medo? Ou aprender a lidar com ele? 

(FreedSaantos)

- O Sol '


"Às vezes eu penso que eu não saio dessa sem desistir de ter você aqui
Gosto de falar poucas palavras sem pensar no que vai ser entre eu e você

Deixe o sol ficar aqui bem perto de mim, como você
Deixo o sol ficar aqui
Meu mundo é melhor com você..."

(O Sol - Under Line)

quarta-feira, 18 de maio de 2011

- Segure o leme de sua própria embarcação. '


"E assim, depois de muito esperar, num dia como outro qualquer, decidi triunfar...
Decidi não esperar as oportunidades e sim, eu mesmo buscá-las. 
Decidi ver cada problema como uma oportunidade de encontrar uma solução. 
Decidi ver cada deserto como uma possibilidade de encontrar um oásis. 
Decidi ver cada noite como um mistério a resolver. 
Decidi ver cada dia como uma nova oportunidade de ser feliz. 
Naquele dia descobri que meu único rival não era mais que minhas próprias limitações e que enfrentá-las era a única e melhor forma de as superar. 
Naquele dia, descobri que eu não era o melhor e que talvez eu nunca tivesse sido.
Deixei de me importar com quem ganha ou perde. Agora me importa simplesmente saber melhor o que fazer.
Aprendi que o difícil não é chegar lá em cima, e sim deixar de subir. 
Aprendi que o melhor triunfo é poder chamar alguém de "amigo".
Descobri que o amor é mais que um simples estado de enamoramento, "o amor é uma filosofia de vida".
Naquele dia, deixei de ser um reflexo dos meus escassos triunfos passados e passei a ser uma tênue luz no presente.
Aprendi que de nada serve ser luz se não iluminar o caminho dos demais.
Naquele dia, decidi trocar tantas coisas...
Naquele dia, aprendi que os sonhos existem para tornar-se realidade. 
E desde aquele dia já não durmo para descansar... simplesmente durmo para sonhar."
(Walt Disney)



- João 8,1-11 '



"1. Dirigiu-se Jesus para o monte das Oliveiras. 2. Ao romper da manhã, voltou ao templo e todo o povo veio a ele. Assentou-se e começou a ensinar.   3. Os escribas e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher que fora apanhada em adultério.   4. Puseram-na no meio da multidão e disseram a Jesus: Mestre, agora mesmo esta mulher foi apanhada em adultério. 5. Moisés mandou-nos na lei que apedrejássemos tais mulheres. Que dizes tu a isso? 6. Perguntavam-lhe isso, a fim de pô-lo à prova e poderem acusá-lo. Jesus, porém, se inclinou para a frente e escrevia com o dedo na terra. 7. Como eles insistissem, ergueu-se e disse-lhes: Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra. 8. Inclinando-se novamente, escrevia na terra. 9. A essas palavras, sentindo-se acusados pela sua própria consciência, eles se foram retirando um por um, até o último, a começar pelos mais idosos, de sorte que Jesus ficou sozinho, com a mulher diante dele. 10. Então ele se ergueu e vendo ali apenas a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão os que te acusavam? Ninguém te condenou? 11. Respondeu ela: Ninguém, Senhor. Disse-lhe então Jesus: Nem eu te condeno. Vai e não tornes a pecar."


- O sábio e o menino '



Há um conto chinês que narra a história de um jovem que foi visitar um sábio conselheiro e lhe falou sobre as dúvidas que tinha a respeito de seus sentimentos por uma bela moça.
O sábio escutou-o, olhou-o nos olhos e disse-lhe apenas uma coisa: "Ame-a".
E logo se calou.
O rapaz, insatisfeito, acrescentou: "Mas ainda tenho dúvidas..."
Novamente, o sábio lhe disse: "Ame-a".
E, diante do desconcerto do jovem, depois de um breve silêncio, continuou:

"Meu filho, amar é uma decisão, não um sentimento. Amar é dedicação. Amar é um verbo e o fruto dessa ação é o amor. O amor é um exercício de jardinagem. Arranque o que faz mal, prepare o terreno, semeie, seja paciente, regue e cuide. Esteja preparado porque haverá pragas, secas ou excesso de chuvas, mas nem por isso abandone o seu jardim. Ame, ou seja, aceite, valorize, respeite, dê afeto, ternura, admire e compreenda. Simplesmente: Ame!"

Talvez tenha sido esse o meu erro, não saber esperar, não saber ter paciência. Mais eu vou te esperar, nem que tenha que ser pelo resto da minha vida. Pois é com você que eu quero estar, é ao seu lado que serei feliz, é de você que eu preciso...


terça-feira, 17 de maio de 2011

- Um Beijo '


"Um beijo fala mais que mil palavras,
Um toque é bem mais que poesia,
No seu olhar enxergo a sua alma,
Sua fala é uma linda melodia...
Ninguém sabe explicar o que é o amor,
Ninguém vai ser feliz sem ser amado,
Meu coração de vez se entregou,
Confesso que eu estou apaixonado..." 


domingo, 15 de maio de 2011

- What You Mean To Me '




" Can't blame you
For thinking
That you never really knew me at all

I tried to
Deny you
But nothing ever made me feel so wrong

I thought I was protecting you
From everything that I'd go through
But I know that we got lost along the way

Here I am
With all my heart
I hope you understand
I know I let you down
But I'm never gonna make that mistake again
You brought me closer
To who I really am
Come take my hand
I want the world to see
What you mean to me
What you mean to me

Just know that
I'm sorry
I never wanted to make you feel so small
A story
Is just beginning
For let the truth break down these walls
And every time I think of you
I think of how you pushed me through
And show me how much better I could be

Here I am
With all my heart
I hope you understand
I know I let you down
But I'm never gonna make that mistake again
You brought me closer
To who I really am
Come take my hand
I want the world to see
What you mean to me

You make me feel like I, myself
Instead of being someone else
I wanna live that every day
Means say what no one else would say
You know exactly how to get to me
You know is what I mean
Is what I mean

Here I am
With all my heart
I hope you understand
I know I let you down
But I'm never gonna make that mistake again
You brought me closer
To who I really am
Come take my hand
I want the world to see
What you mean to me
What you mean to me..." 



sábado, 14 de maio de 2011

- I Want To Know What Love Is '


"I wanna know what love is
I want you to show me
I wanna feel what love is
I know you can show me"





- O tempo passa '


O tempo passa, e eu estou a sua espera,
Na espera de saber se vou te ter de novo um dia, 
Ou se vou viver pra sempre sem você. 

O tempo passa, e eu não sou mais o mesmo,
Minhas atitudes mudaram,
Minhas palavras não são as mesmas.

O tempo passa e o sentimento aumenta,
O coração bate mais forte ao te ver,
Tudo me lembra você.

O tempo passa e percebo que perdi,
 Perdi pessoa que eu sempre quis ter ao meu lado,
Perdi o grande amor da minha vida.

E o tempo passa e vai passando,
E eu continuo pensando,
Pensando em ter você outra vez.

(FreedSaantos) 


segunda-feira, 9 de maio de 2011

- Nosso Filme '



" Faz tanto tempo, que eu te perdi
Tantos erros e loucuras em vão
Você foi embora, e eu fiquei aqui
Frente a frente com a solidão
Eu olho em minha volta
Quase tudo faz lembrar você
A música no rádio
As cenas da TV
Me de mais uma chance
Nunca e tarde pra recomeçar
Minha trilha sonora, tá pedindo pra você voltar

Diz que vem agora
Diz que da uma chance pra nós dois
Traz você de volta
Deixa o passado pra depois
Vem me dar prazer
Nosso filme vai ser um romance eu e você

Nessa nossa história eu não imaginava te perder
Na minha memória só rolavam cenas de prazer
E agora estou tão triste, implorando pra você voltar
Eu prometo nunca mais te machucar

Diz que vem agora
Diz que da uma chance pra nós dois
Traz você de volta
Deixa o passado pra depois
E vem me dar prazer
Nosso filme vai ser um romance eu e você..." 


- Voltar no tempo '


"Se eu pudesse voltar no tempo
Voltava no meio do beijo
Que eu te dei pela primeira vez
E faria tudo diferente
Só pra ficar com você
Nem que fosse um conto de fadas
Não importa não quero saber
E hoje que te vi de novo
Tão crescida já mulher
Fez mais uma vez meu coração
Se render junto aos seus pés
Eu sei que já faz tempo
Mas não vim pra bagunçar
Sei que tem alguém em sua vida
Mas vai ter que me falar

É hora, de tomar a decisão
É hora, de cuidar do coração que chora
Com saudade de nós dois
Me diz, se é pra ir ou pra ficar
Não quero
Eu não quero mais chorar
Se for pra ficar sem você, pra mim não dá..." 


sábado, 7 de maio de 2011

- Meu mundo '


"Eu tento com as palavras, e as coisas ficam fora do lugar, eu vejo o mundo escurecer... Eu me perdi no tempo, e as horas passam sempre devagar, 
pra esperar você...
Nem sempre as coisas ficam no lugar, e as vezes só nos resta entender, eu ouço que você não vai voltar, e
 eu fecho os olhos pra encontrar você... 
E quanto tempo faz, já não importa mais, se o tempo me deixou parado, esperando por você... 
eu tento ser capaz, de não olhar pra trás, e ver que existem outros mundos, mas o meu mundo ainda é você...



quinta-feira, 5 de maio de 2011

- Viver o presente '



Por vezes nem reparamos que a vida consiste em aproveitar cada segundo. Apenas vivemos pensando no próximo e este que vivemos passa para o passado sem vida, sem vivência e como tal para o esquecimento. Tenho reparado que a vida é feita de desafios, diferente do que um dia pensamos, planejamos e vivemos. Não adianta traçar metas, porque no caminho da sua execução mil e uma situação pode ocorrer e esse tal objetivo não passar de uma ilusão. Reparo que o passado é somente um conjunto de momentos que se evaporaram no tempo, mas que se mantêm na memória, não apenas por já terem passado, mas porque foram vividos ao máximo. Abraçei tanta gente, brinquei com tanta gente, compartilhei momentos com tanta gente, gente essa que hoje ou não está presente ou o tempo afastou. O presente é totalmente diferente daquele que um dia imaginei e desenhei, a alma continua insegura, vivendo cada segundo sem querer pensar no próximo. Não quero mais idealizar algo que provavelmente pelo caminho se perderá no tempo, prefiro viver cada momento e segundo tendo o que consegui e deixando objetivos e futuros cenários aparecerem com o tempo. Viver o segundo presente, não o torturando com a chegada do segundo seguinte... viver, somente viver. Amanhã quero ter este segundo presente guardado na memória , não como mais um momento que passou, mas como mais um momento que vivi...


quarta-feira, 4 de maio de 2011

- Carolina '


"Carolina é uma menina bem difícil de esquecer
Andar bonito e um brilho no olhar
Tem um jeito adolescente que me faz enlouquecer
E um molejo que eu não vou te enganar
Maravilha feminina, meu docinho de pavê
Inteligente, ela é muito sensual
Te confesso que estou apaixonado por você..." 


- Nossos erros '

"As vezes na vida, sofremos por erros que cometemos. Erros que permanecem em nossas vidas por um longo período de tempo. Erros que se eu pudesse voltar atrás, não teria cometido. Erros que me fazem chorar dias e noites, tentando apagar do coração as frases, as palavras, os gestos de um grande amor. Erros que me fazem parar e pensar: Por que eu fiz isso? Por que logo com ela?. São erros que no momento que cometemos, parecem pequenos, mais com o passar dos dias, eles se tornam imenso. Com isso tudo, aprendi que não devemos nos deixar agir somente pelo coração, nem pela emoção momentânea, pois a razão vai nos tomar e veremos que não valeu a pena. Aprendi que devemos dar valor as pessoas que nos ama. Aprendi que nada é eterno, mais pode ser tornar inesquecível. 
Aprendi a amar de verdade..." 
(FreedSaantos)

segunda-feira, 2 de maio de 2011

- Aceitar Desafios '

Por mais difícil que pareça, é preciso aceitar as coisas como elas são.
Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito.
Amor não se implora, não se pede, não se espera...
As pessoas mudam. E nem sempre é a mudança que esperamos delas...
Acreditar ou não, é uma escolha sua...
Falar dos erros dos outros é fácil, difícil é olhar pra dentro e perceber que você também erra. Não se deve esperar muito das pessoas. Elas não são perfeitas.
Todos querem ser donos da verdade, e com isso, acabam esquecendo o que é certo ou errado. 
Fazer com que outras pessoas se sintam culpadas é fácil. Difícil é admitir que quando algo não dá certo, a culpa é de todos os envolvidos.
Desaforos e orgulho só provam que você é imaturo. E intolerante.
As pessoas não aprendem todas as lições da vida em duas semanas, é inútil exigir isso delas. Algumas, aprendem após os 40 anos, embora eu não espere ser uma dessas pessoas.
Perdoar e esquecer nos torna mais jovens. Jogar na cara fatos passados em qualquer discussão, só abre lugar a outra discussão.
Cobrar demais, fazer de menos, não é um ato bem pensado. Pessoas tem direitos iguais.
É ofensivo tentar forçar alguma coisa ou alguém que ainda não está preparado.
Acreditar, não faz de ninguém um tolo. Tolo é quem mente. E uma mentira pode estragar toda uma vida.
Se uma pessoa não confia em você, não significa que ela nunca tenha confiado. Analise suas ações passadas antes de julgá-la completamente errada.
Não existe nem sorte, nem azar, tudo são consequências.
Não precisamos do sofrimento, quando temos a compreensão e o entendimento.
Se você acha que algo pode dar certo, certamente você já fez com que ele desse errado.
Vivendo e aprendendo...


- Viver não dói '

Definitivo, como tudo o que é simples. Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram. 

Por que sofremos tanto por amor? O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão bacana, que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo razoável, um tempo feliz. Sofremos por quê? 
Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos, por todos os filhos que gostaríamos de ter tido junto e não tivemos, por todos os shows e livros e silêncios que gostaríamos de ter compartilhado, e não compartilhamos. Por todos os beijos cancelados, pela eternidade interrompida. 
Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco, mas por todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema, para conversar com um amigo, para nadar, para namorar. 
Sofremos não porque nossa mãe é impaciente conosco, mas por todos os momentos em que poderíamos estar confidenciando a ela nossas mais profundas angústias se ela estivesse interessada em nos compreender. 
Sofremos não porque nosso time perdeu, mas pela euforia sufocada. Sofremos não porque envelhecemos, mas porque o futuro está sendo confiscado de nós, impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam, todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar. 
Como aliviar a dor do que não foi vivido? A resposta é simples como um verso: Se iludindo menos e vivendo mais !!! 
A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade. A dor é inevitável. O sofrimento é opcional."


- Final feliz '

# Eu entendi, que finais felizes não precisam ser aqueles onde você esta com a pessoa que você ama... finais felizes são aqueles onde você esta bem com você e com o mundo, e eu estava assim. Eu tinha aprendido na dor, no choro, no sofrimento, no desespero, a entender que ISSO faz parte da perfeição. Já percebeu como os dias que vem depois de grandes tempestades sempre são os mais lindos? Pois é! A minha grande tempestade estava acabando ali, naquele momento... agora eu tinha certeza que viria os dias lindos, as coisas lindas. Se seria acompanhado, sozinho, com meus amigos, com minha família eu não sabia... mas eu tinha certeza que eu estava pronto pro que viesse e enfrentaria sabendo que depois de algum tempo tudo valeria a pena!


terça-feira, 26 de abril de 2011

- Despedida '

"Toda despedida é sempre doída não é verdade? Despedir-se é tão ruim. Hoje você saiu de casa e deu tchau pra um monte de gente, né? - "tchau, até daqui a pouco". E se você soubesse que foi a ultima vez? É ruim não é? Porque na verdade despedida é muito mais que um tchau, despedida é um jeito de viver. O que nos faz ficar satisfeitos ou não com o jeito que nós nos despedimos é tudo o que antencedeu, tudo aquilo que foi vida, vivo entre nós. Eu sempre digo, você tem como modificar o jeito como você saiu de casa? tem? Você tem como modificar o jeito como você encontrou pela ultima vez as pessoas que você ama? Não. Mas você pode modificar o jeito como vai voltar, não pode? Por isso que o amor é sempre feito de futuro. Ele sempre nos dá a oportunidade de voltar e de fazer de um jeito certo. Consertar quem sabe. E declarar amor é um jeito bonito que a gente tem de reascender a força dos relacionamentos. Que vezes a gente acostuma com as pessoas que estão do nosso lado e nem diz mais que as ama. Por isso hoje, volte pra casa e quem sabe essa musica possa lhe ajudar a dizer que você ama.."

(Pe. Fabio de Mello)


.

- Despedida² '

"E não precisa mesmo não. Não precisa saber mesmo porque você geralmente tá no prejuizo. Cada vez que a gente ama de verdade, a gente leva um prejuízo lascado. Mas o interessante, é que no amor, parece prevalecer um pouquinho aquela regra da matemática onde o menos vale mais. Não é verdade? nada pode nos acrescentar mais na vida do que a nossa capacidade de amar. Quando você verdadeiramente amou uma pessoa, com toda reserva de gratuidade que você tem, quando você amou não porque você esperava alguma coisa, mas porque você sabia que daquele coração ali, ao invés de você dar você tava recebendo no momento que você ama. Engraçado isso, quando a gente faz na gratuidade, o nosso coração ele se enriquece de um jeito que não há nada nessa vida que pode ser maior que essa beleza. Eu fico grande cada vez que eu tenho oportunidade de amar alguém de verdade. O amor nos torna grandes, o amor nos torna maiores, o amor nos torna muito mais interessantes. E você identifica isso nos olhos, quanto mais uma pessoa ama maior é a grandeza que ela traz dentro do coração. Existe alguém que mereçe ouvir essa música de vocês hoje? existe? então não perca a oportunidade, mesmo que tenha que chegar em casa e cantar, mesmo que tenha que dizer aqui na hora de ir embora, quem sabe um aperto de mão, um sorriso, alguma coisa que possa sinalizar pro amor que a gente sente.."

(Pe. Fabio de Mello) 
 

- Chance '





"E o medo se vai
Eu busco no horizonte
Os sonhos que deixei pra trás
Por não saber viver.
E hoje falo de amor,
Pois ontem eu te digo amigo
Que vivi na dor sem hesitar.

Os dias correm, somem
E com o tempo não vão voltar,
Só há uma chance pra viver.
Não perca a força, e o sonho,
Não deixe nunca de acreditar
Que tudo vai acontecer.

Levante as mãos e vai sentir,
O Homem da Cruz a te remir
Olhe pro céu e tente ver,
Há um Deus a espera de você.." 




- Marry Me '



" Forever can never be long enough for me
Feel like I've had long enough with you
Forget the world now we won't let them see
But there's one thing left to do
Now that the weight has lifted
Love has surely shifted my way
Marry Me
Today and every day
Marry Me
If I ever get the nerve to say
Hello in this cafe
Say you will
Mm-hmm
Say you will
Mm-hmm
Together can never be close enough for me
Feel like I am close enough to you
You wear white and I'll wear out the words I love
And you're beautiful
Now that the wait is over
And love and has finally shown her my way
Marry me
Today and every day
Marry me
If I ever get the nerve to say hello in this cafe
Say you will
Mm-hmm
Say you will
Mm-hmm
Promise me
You'll always be
Happy by my side
I promise to
Sing to you
When all the music dies
And marry me
Today and everyday
Marry me
If I ever get the nerve to say hello in this cafe
Say you will
Mm-hmm
Say you will
Marry me
Mm-hmm " 

quinta-feira, 21 de abril de 2011

- Quero um alguém '


Eu quero um alguém pra chamar de meu. Quero um alguém que, vez por outra, me tire um riso de canto de boca. Quero alguém que fale com os olhos, que converse comigo sem abrir a boca. Preciso de um alguém que me faça voltar no tempo, e avançar nele também. Preciso que pare o tempo. Quero alguém que me ensine a voar. Alguém pudico, que não conhece a vergonha. Quero alguém que me arranque sorrisos, mesmo que forçados. Cócegas me atraem. Alguém que faça eu me sentir uma pessoa melhor. Que faça mágicas, acrobacias, truques baratos e dance também. E que me leve pra dançar. Alguém que adivinhe os meus pensamentos; que os tornem realidade. Que goste de gato, cachorro, periquito, bebê, criança, velhinhos. Praia, sol, montanha, campo, cidade, Existe tanta coisa que eu quero conhecer. Alguém que me dê coragem. Até pra pular do trigésimo andar de um prédio. Alguém que me acalme. Basta um toque. Alguém que me toque. Que me sinta. Alguém que goste do meu cheiro. Do cheiro dos meus lençóis, do cheiro do meu roupão, do cheiro da minha comida. Alguém que conheça a minha alma. Alguém que vê a cor dos meus olhos. E perceba que eles são mais claros à luz do pôr-do-sol. Alguém que goste do pôr-do-sol. Alguém que aprecie o silêncio. Alguém que fale bastante. Que fale bonito. Quero encontrar um alguém que ainda dê bom dias pela rua. Um alguém que distribua notas musicais. Alguém que me faça ver o que ainda não conheço. Alguém insône, pra me fazer companhia. Alguém dorminhoco, pra me fazer companhia. Alguém com cabelos macios. Calmo. Cheiroso. Disposto a engolir o mundo. Preciso; urgentemente. Mas, não. Eu não tenho pressa. 
Marianna


terça-feira, 19 de abril de 2011

- Construindo sonhos '

"As Vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas. O tempo passa, e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais!"
(Bob Marley)


sábado, 16 de abril de 2011

- Vida Difícil '


"Enquanto não aceitarmos que a vida é difícil, e isso não é mau, não só não arranjamos estratégias e calma para vencer as dificuldades, como as aumentamos e arranjamos uma dificuldade maior. O que torna a vida ainda mais difícil do que é na realidade é pensar que ela devia ser fácil ou que alguém tem direito à facilidade. Mas a vida sem luta não é vida!"

(Padre Vasco Pinto de Magalhães, no "Não Há Soluções, Há Caminhos")


- Consequências medidas '

 "O amor essencial reconhece o respeito, não só por si mesmo, mas por todos aqueles que estão envolvidos. Por isso as consequências de nossos atos devem ser medidas. "
(Eduardo Spohr - Batalha do Apocalipse)